Página em construção

  • Image

    Os Vinhos de Portugal

    De norte a sul, o país é muito rico em bons vinhos e, além dos vinhos únicos do Porto e da Madeira, existem mais de cem variedades diferentes de vinhos, desde os vinhos de mesa a vinhos especiais, todos eles refletindo o caráter individual do respectivo solo.

    Curiosidades históricas sobre os vinhos

    Moscatel de Setúbal - (1381) -Nesta data Portugal já exportava grande quantidade deste vinho para a Inglaterra.

    Vinho do Porto - O Tratado de Methwen (1703) assinado entre Portugal e a Grã-Bretanha, contribuiu para a popularidade deste vinho que beneficiava de taxas aduaneiras preferenciais. Durante o século XVIII, para os ingleses, vinho era praticamente sinónimo de vinho do Porto.

    Vinhos da Bairrada - No Reinado de D. Maria I (1734/1816) os vinhos portugueses adquiriram grande projeção, tendo-se iniciado a exportação de vinhos, com destaque para os desta região, que foram exportados para a América do Norte, França, Inglaterra e, em especial, para o Brasil, onde eram muito apreciados.

    Vinho de Bucelas - Com as Invasões Francesas (1808/1810) este vinho começou a ser conhecido internacionalmente. Wellington apreciava-o de tal maneira que o levou de presente ao então príncipe regente, mais tarde Jorge III de Inglaterra. Depois da Guerra Peninsular, este vinho tornou-se um hábito na corte Inglesa.
    No tempo de Shakespeare (1564/1613) o vinho de Bucelas era conhecido Por "Lisbon Hock" (vinho branco de Lisboa) (1564/1613).

    Vinho de Carcavelos - (1808/1810) Foi bem conhecido das tropas de Wellington que o levaram para Inglaterra, tendo sido, durante largos anos, exportado em grandes quantidades.

    Vinho da Madeira - (1808/1810).

    Porto

    Nome muito antigo que faz jus à sua vocação marinheira e mercantil, foi esta a cidade que deu nome a Portugal e a um vinho especialíssimo, muito apreciado em todo o mundo, e que não deves deixar de provar após uma visita às Caves em que é envelhecido.

  • Image

    Rolhas

    Dois terços das rolhas usadas no mundo inteiro vêm de Portugal: são as rolhas que criam o mistério que envolve os melhores vinhos em todo mundo.

  • Image

    Fado

    O fado é uma canção popular portuguesa, mas de origem brasileira. Quando a corte portuguesa se estabeleceu no Brasil, em 1808, os nobres gostaram muito do lundu brasileiro. De volta a Portugal, os nobres e músicos lusitanos deram ao lundu, com algumas modificações, o nome de fado, como é conhecido hoje.