O CLUBE

Nossa História

Tudo começou em 1973 com o grupo "Os Lusitanos de Caxias".

Em 1974, o grupo foi rebatizado com o nome - CAMPONESES DE PORTUGAL. Era o mês de junho na comemoração da Festa do Arraial do Pico Nico.

Seus organizadores pensaram em trazer para o Rio um Rancho Folclórico Português para abrilhantar os festejos, mas devido as dificuldades, três entusiastas portugueses, Constantino da Silva Ramos, Antonio Oliveira Corrêa e Carlos Marques Almeida, decidiram formar um grupo local para se apresentar na festa. Em 24 horas estava formado "Os Lusitanos de Caxias" composto por dez moças, dez rapazes e quatro componentes de orquestra.

A bandeira desfraldada tinha a Cruz de Malta no centro e foi feita de saco de farinha.

O nascimento e crescimento do clube 

Apesar de terem iniciado num modesto galpão, Os Camponeses de Portugal tinham programações que repercutiam na comunidade. Arraias, Festas Juninas e a famosa Casa da Tia Mariquinhas sempre com a presença dos "Rapazes do Tiro Liro", que atraíam a visita de autoridades brasileiras e portuguesas, jornalistas, radialistas e da comunidade em geral.

Casa da Tia Mariquinhas (nome inicial foi casa da Tia Marquinhas), festividade alegre e descontraída com cenário típico das festas portuguesas que incluía lareira, chouriços, bacalhau, canga do boi, etc. Fazendo-nos reviver as imagens guardadas da terrinha.

Sua repercussão era tão grande que com quinze dias antes da realização da festividade já tinha os ingressos esgotados.

Rapazes do Tiro Liro - A criação deste conjunto de baile teve com finalidade associar as atividades festivas com o repertório musical, os quais enfatizavam o folclore português. Sendo assim foi criado o Conjunto de Baile Típicos Rapazes do Tiro Liro que abrilhantavam os eventos e festividades.